Um espírito quebrantado em oração é um poderoso instrumento para restaurar a comunhão com Deus.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Homens segundo a vontade de Deus (3ª parte)



Terceira parte: Joel, o profeta do avivamento.

   Irmãos, ao fazer esse estudo fui tocado profundamente pelos ensinamentos de Joel através do Espírito Santo. Geralmente eu sou tocado a escrever para que possa influenciar pessoas, mas desta vez foi diferente. Eu sinto que essa mensagem Deus mandou para que eu fosse tocado. Espero que vocês também percebam a importância e a sensibilidade do livro de Joel para nossas vidas.

   Cenário: Situação econômica miserável, fome, seca, pragas, confusões, pecados, enfermidades... Foi assim através deste cenário que Joel, filho de Petuel, começou a pregar suas mensagens. Ele falava da importância da santificação, do quebrantamento e da maior submissão ao Senhor. Em suas pregações ele se esforçava para que o povo compreendesse que o arrependimento sincero era a base para a verdadeira espiritualidade. 
   Joel é levantado por Deus para que o povo voltasse para os braços do Pai. Se arrependessem e voltassem humildemente, não com mãos vazias, mas, com sacrifícios de pranto e lamentações, jejuns e súplicas pelas misericórdias de Deus.
   As vezes passamos em nossas vidas por cenários semelhantes ao vivido por Joel, situação econômica ruim, pragas, enfermidades, confusões, pecados. É nessa hora que o “homem velho” nos tenta a nos afastar do caminho do SENHOR. Parece que tudo que você coloca a mão desanda. Você tenta dar sempre o melhor de sim mesmo, mas nunca é o bastante. E quando você percebe perdeu tudo de bom que poderia restar. Começa a ter uma vida triste, pensamentos contrários ao do Senhor, brigas no trabalho, discussões com amigos. Em síntese, um verdadeiro caos.
   No começo eu falei que esse estudo tinha me tocado porque tenho passado momentos de muita tribulação. Mas estou e quero permanecer firme no Senhor como Jó. Jó em meio a tribulação deu graças a Deus por tudo e da mesma forma agradeço a Deus por me fazer estar aqui escrevendo e sendo usado para influenciar pessoas. Num certo culto o Pastor Antônio Balbino fez a seguinte pergunta: - Você já percebeu que nos seus momentos de tribulação e sofrimento na maioria das vezes você permitiu que sua fé esfriasse? Como você tem reagido a isso? Não vamos deixar esmorecer nossa fé. Se firmes no Senhor passamos por tribulações que abalam nossa estrutura, imagine sem Ele.  
Deus nos dar os ingredientes em Joel 1. 12-14 para acabar com as nossas tribulações e sofrimentos. Ele diz: “ Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos as Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libações para o Senhor, vosso Deus?”
   Irmão, se você está sofrendo eu quero te lembrar que as misericórdias dos Senhor se renovam a cada manhã. Eu quero te lembrar que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem ao amanhecer. Permaneça firme nas promessas do Senhor e surpreenda-O com sua fé.

Que o Senhor nosso Deus esteja te visitando nesta noite. Que o coração de muitos seja confortado com essa palavra. Que possamos permanecer firmes em Deus e não nos desviar nem para a esquerda e nem para a direita.

Jesus te abençoe.


  


5 comentários:

  1. Victor.. gostei muito dessa mensagem !

    É verdade que na vida a gente passa por momentos difíceis, mas a palavra nos diz que quando somos fracos, aí é que somos fortes...

    Temos que nos lembrar que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus.
    Confiar e descansar Nele, louvá-Lo, não importando as circunstâncias!!

    Pois o nosso Deus enxerga além do que os nossos olhos alcançam e com certeza a Sua vontade para as nossas vidas é a melhor :D

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto,Victor!
    É passando pelo fogo que o ouro é refinado! É passando pelas tribulações que os cristãos são fortalecidos!
    Que possamos permanecer firmes nas promessas do Senhor. Somos humanos, não somos de ferro e muitas vezes ficamos tristes e desanimados diante de algumas situações, mas precisamos crer que Deus está a cuidar de nós e debaixo de Suas asas podemos encontrar abrigo nesses momentos!

    Deus continue a te usar grandemente!

    Abração

    =D

    ResponderExcluir
  3. Essa palavra é muito confortante e abençoadora.O servo de Deus renova as suas forças em meio às tormentas e Deus o levanta do pó como fez com Jó.Que Deus continue te dando sabedoria no falar e no proceder.
    Abraço!
    Hulda Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Pessoal obrigado pelo carinho e pela palavra. Fico muito feliz em poder aprender um pouco com cada comentário postado aqui. Quero deixar uma palavra p vcs. IS 58.11 "O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam."
    Fiquem na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Victor!!
    Gostei do seu blog!!!
    Já estou seguindo!!!

    Meu Blog: http://www.mensageiroweb.com/

    Forte Abraço e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir