Um espírito quebrantado em oração é um poderoso instrumento para restaurar a comunhão com Deus.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Homens segundo a vontade de Deus







Irmãos, tenho sido influenciado por Deus para trazer esse tema – Homens segundo a vontade de Deus – para que juntos possamos estudar e aprender como nos desviar de certas situações seguindo a vontade de Deus para nossas vidas. Isso tudo estudando a maneira de viver de homens que entregaram sua vida ao Senhor e foram ricamente abençoados. Sendo assim, iremos estudar sobre a vida de Pedro, João, Elizeu, Lucas entre tantos outros. Logo, esse tema não terá fim apenas com essa publicação, ela será dividida em várias partes.

Primeira parte: Jó - O temente a Deus

Antes de tecer algum comentário sobre a vida de Jó vamos ler Jó 1.1 “ Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” Esse é só o primeiro versículo do livro de Jó e já podemos tirar uma das maiores lições da Bíblia que é o Temor a Deus. Em Provérbios 9:10 diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.  E isso é o que Deus quer para nossas vidas hoje que O temamos (o que significa respeitá-lo e reverenciá-lo). Deus fala também no livro de Salmos que Deus instrui os que O temem. Olha quanta coisa envolvida apenas com o Temor a Deus. Vemos também que Jó se desviava do mal. Quero abrir um parêntese quanto a esse “se desviar do mal” e lançar uma pergunta para você que está lendo: Você sabe qual é o caminho mais curto para satanás entrar em sua vida? Não?! Vou te responder: Através de um “amigo”. Se você anda com pessoas que praticam iniquidades perante os olhos do Senhor, em pouco tempo você também estará praticando iniquidade e consequentemente se afastando de Deus. Mesmo que você não queira se deixar influenciar por más amizades, ela pode sim influenciar na tua vida cristã. E eu tenho certeza que não preciso deixar nenhum exemplo de influencia negativa em nossas vidas através de amizades, deixo isso para a consciência de cada um.
Voltando ao tema, Deus tinha dado a Jó uma bela família, riqueza, saúde, sabedoria... e se alegrava pela sua fé. Ele mesmo falou em Jó 1.8c que não tinha outro igual a ele na terra. Irmão, Deus sabe o que você tem feito aqui na terra e se você anda como Jó - com uma vida íntegra e reta - Ele colocará em prova a tua fé da mesma forma que fez com Jó em Jó 1.8-12 onde tem um diálogo entre satanás e Deus. Satanás diz que se Jó perdesse todas as suas riquezas, a família que tem e os animais que criara com certeza Jó blasfemaria contra Deus. Então o Senhor disse á Satanás que tocasse em tudo o que ele tem, somente não autorizou a tocar em Jó. Ele  tocou nos filhos de Jó, e todos morreram, depois seus animais foram consumidos pelo fogo que caía do céu, seus servos morreram e Jó em nenhum momento blasfemou contra Deus. Jó perdeu tudo que tinha e mesmo assim não deixava de dar Graças a Deus por tudo. Até sua mulher o influenciou para amaldiçoar a Deus. Mas a resposta de Jó para sua mulher foi a seguinte: Como falas uma louca mulher tu falaste agora contra Jeová, aceitaste o bem de Deus com prazer e o mal não queres tu aceitar.
Em muitas vezes queremos ser apenas sanguessugas de Deus, queremos receber bênçãos mas não queremos nos dar ao Senhor e sua obra. Vamos ao culto e a nossa oração é a seguinte: Senhor, preciso tanto de um trabalho... Pai cura minha enfermidade... Deus, preciso de sabedoria... preciso disso... preciso daquilo. E quando sai na rua só falta atropelar o pobre coitado pedindo esmola, não dá o dízimo, vive segundo as suas próprias vontades. Queridos, Deus tem provado a sua fé! Às vezes ele permite que você passe por tribulação para que você se lembre que Ele existe.
Mesmo no estado que Jó se encontrava, sem família, sem riqueza e ainda com lepra, era o homem mais fiel a Deus que havia na Terra. Passado todo o tempo de tribulação na vida de Jó, Deus o recompensou. Deus lhe deu o dobro da prosperidade que antes tinha.

Irmão, não importa a situação que você se encontra agora, entregue a sua vida ao Senhor. Adore a Ele em todo o tempo. Tema ao Senhor e confia no propósito de Deus para sua vida. Ele deixou escrito mais de 365 vezes na Bíblia Sagrada - NÃO TEMAS - isso quer dizer que se você tiver tribulação todos os dias do ano o Senhor diz não temas para cada uma delas.

Oremos:

Ó Senhor nós colocamos nossas vidas em teu altar e te damos graças por tudo que tivemos que passar para chegar até aqui. Quebranta nossos corações para sermos pessoas melhores e enche-nos com o teu Espírito Santo para que possamos ser usados por Ti. Somos pequenos e cheios de falhas então faz como Jó 5.17 nos disciplina e nos mostra o caminho que devemos seguir para que possamos colher o melhor fruto dessa terra. Em nome do Senhor Jesus. Amém!

     

Um comentário:

  1. Texto abençoado,Victor!
    Falar sobre Jó é falar em temor, em fidelidade, em paciência...
    Você citou algo interessante: o fato de muitas pessoas só buscarem a Deus para alcançarem as bênçãos. Muitas vezes esquecemos que Ele é o Mestre, nós é que somos os servos!
    Jó entendia isso e mesmo em momentos difíceis perseverou,crendo no Deus que pode todas as coisas!

    Deus continue te abençoando!

    Abração!

    ResponderExcluir